O calor e a baixa umidade podem trazer diversos problemas, principalmente para quem está exposto ao sol
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
O Distrito Federal está sob alerta vermelha, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Isso significa que, nos próximos dias, a temperatura pode ficar 5ºC acima da média para o período. Isso requer muita atenção, cuidado e as pessoas devem evitar exposição ao sol, principalmente nos horários com maior frequência do calor, entre 10h e 16h.
O gerente médico do Seconci-DF, Mauricio Nieto, faz o alerta para cuidados que podem diminuir a sensação de calor e cuidados com a saúde, principalmente dentro dos canteiros de obras. “Manter-se hidratado é fundamental, o esforço físico característico da construção civil associado ao calor intenso dos últimos dias promove perda de líquidos através do suor e respiração. A desidratação gera sintomas de fraqueza, tonturas, cefaleia e aumento da pressão arterial, faça pausas para se reidratar sempre que for necessário”, conta.
Além do calor, a umidade do ar no DF pode ficar na casa dos 20% aumentando o surgimento de sintomas como olho seco, dificuldade para respirar, rachaduras e ferimentos na pele. Uso de protetor solar e os EPIs adequados ao trabalhar em céu aberto são fundamentos para reduzir o impacto do calor e da baixa umidade.
Cuidados que podem aliviar o calor e a baixa umidade:
- Consuma bastante líquido (água, água de coco, sucos naturais);
- Evite atividades ao ar livre em horários em que o calor está mais intenso (entre 10h e 16h);
- Evite aglomerações e ambientes fechados por muito tempo;
- Uso de colírios nos olhos e soro no nariz para lubrificação das narinas e olhos.