Nos dias 28 e 29 de setembro, a sede do Seconci-Rio foi palco do Encontro Nacional dos Seconcis – ENSE 2023, reunindo gestores e profissionais dos Seconcis regionais para discutir e compartilhar boas práticas, nas áreas administrativa, estratégica e técnica.
Iniciando os trabalhos, o superintendente do Seconci-Rio, Lysio Séllos, ressaltou a importância do evento para moldar um padrão de excelência entre os Seconcis regionais. Na sequência, destacou os projetos que estão sendo desenvolvidos no Rio, anunciando a realização do ambulatório do sono, que será dedicado à orientação sobre a importância de se dormir bem, e do núcleo de atendimento à mulher, que complementam o compromisso de sustentabilidade social assumido pela entidade.
A novidade deste ano ficou por conta da participação dos profissionais que fazem assistência social nos Seconcis, justamente para reforçar o viés social da entidade e sua importância. Assim, durante os dois dias do evento, foram compartilhadas as iniciativas nesta área, como o grupo de apoio na dependência química do Seconci-SP e o atendimento psicossocial do Seconci-DF. O Seconci Goiás lançou o programa “Construindo o Bem”, destinando recursos para auxiliar trabalhadores em situação de vulnerabilidade social.
Por sua vez, o Seconci Manaus enfatizou sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, com o estímulo ao uso de canecas, em substituição aos copos descartáveis, e também o lado social, com a realização de casamentos coletivos. Já o Seconci-Rio mostrou seus projetos em saúde e segurança, além de programas de qualificação profissional e de apoio às comunidades locais.
A programação do ENSE também incluiu uma palestra com o consultor Gustavo Nicolai, que não só alertou sobre a crescente incidência de problemas de saúde mental, destacando a importância de ações para enfrentar esse desafio, como falou sobre a mudança na legislação de ergonomia, mostrando as novas orientações e caminhos para identificar riscos ergonômicos na indústria da construção.
O evento também incluiu reuniões técnicas, com destaque para a importância do intercâmbio de projetos entre os profissionais da assistência social. Diferentes grupos abordaram temas relacionados à odontologia, segurança, administração, saúde e medicina assistencial, visando aprimorar o trabalho dos Seconcis em todo o país.
“Esse intercâmbio de ideias e soluções na área técnica é importante para o nivelamento do conhecimento e para o debate sobre aspectos pertinentes às atualizações de legislação que, desta vez, teve foco no PGR. Precisamos equalizar os procedimentos entre os Seconcis”, destacou Andréia Kaucher, supervisora do departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG.
A presença feminina na construção foi outro tema em destaque, com a participação da presidente da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, que apresentou o projeto “Elas Constroem”, que capacita mulheres para cargos de liderança.
Fechando o evento, o presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro, agradeceu a hospitalidade carioca, destacou a crescente presença feminina na construção e frisou que o ENSE é uma troca de experiências valiosa para que cada regional do Seconci se atualize quanto a boas práticas.
Com uma variedade de debates relevantes, o evento provou ser uma plataforma valiosa para destacar a responsabilidade social no setor da construção e aperfeiçoar os projetos desenvolvidos pelos Seconcis, sempre em prol da qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias.
Um evento bem carioca
Além da parte técnica, a descontração também fez parte da programação do evento. Com o Rio de Janeiro sendo o anfitrião, os participantes foram brindados com o tradicional mate da praia e com o grupo de chorinho Papagaio Sabido, que ficou encarregado do fundo musical durante os almoços, que tiveram no cardápio feijoada e churrasco. No último dia, teve samba e as despedidas para o ENSE 2024, que foi anunciado para ser em Manaus.