O mau hálito é um problema muito comum e afeta várias pessoas. Sua causa pode variar e a boa notícia é que o tratamento e cura é simples e acessível
Uma boa higiene bucal é fundamental para evitar diversos problemas que estão diretamente relacionados a saúde, além de prevenir outras doenças nos seres humanos. Um dos problemas que acarreta uma higiene bucal deficitária é a falta de atenção aos problemas dentais, a falta de regularidade em procurar um dentista e cuidados simples como escovação diária, uso de fio dental e escovação da língua.
Entre os problemas decorrentes de uma má higienização bucal está o mau hálito. Ele é consequência da falta de atitudes simples como escovação diária, tabagismo e utilização de alguns alimentos que contêm substâncias que provocam reações químicas no estomago provocando o mau cheiro. “É muito importante a visita ao dentista regularmente, pois cáries quando não tratadas ou que afetem o dente e sua raiz também podem gerar halitose. É preciso se atentar quando há espaço entre os dentes que possam reter alimentos e outros problemas como gengivite e periodontite porque, além do mau hálito, provocam dor e bastante incômodo aos pacientes”, conta a gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos.
Não ter cuidado com a higiene é deixar na boca diversos resíduos de tudo que se ingere ao longo do dia. Nesse caso, é inevitável que o mau cheiro prevaleça. Isso, aliado a problemas de saúde, pode causar não só halitose como desencadear mais problemas de saúde ao longo da vida. No Seconci-DF, o cuidado com a saúde bucal dos trabalhadores é constante e o atendimento em várias especialidades está disponível a todos que atuam no setor da construção das empresas parceiras.
O atendimento odontológico oferecido pelo Seconci-DF é gratuito e pode ser solicitado pelo próprio trabalhador, com aval da empresa. “Nosso atendimento é realizado na sede, nas unidades móveis e no Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), na Asa Norte. Trabalhamos para que todos tenham acesso aos serviços e aos cuidados que garantam uma higiene bucal digna com cuidados e tratamentos em várias especialidades odontológicas”, finaliza Mára.
Como prevenir o mau hálito:
- Escovar os dentes após as refeições (ou ao menos duas vezes ao dia);
- Passar fio dental diariamente;
- Usar o enxaguante bucal;
- E raspar a língua todos os dias.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a odontologia do Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 261 ou pelo nosso site www.seconci-df.org.br