Evento aconteceu no sábado, 22 de outubro, e teve como assunto a capacitação profissional das auxiliares de saúde bucal
As auxiliares de saúde bucal (ASBs) do Seconci-DF participaram do 2º Encontro de Técnicos de Auxiliares em Saúde Bucal promovido pelo Conselho Regional de Odontologia do DF (CRO-DF). O evento aconteceu na Asa Sul e faz parte da 20ª edição da Semana de Saúde Bucal do Distrito Federal e contou com a presença de 8 auxiliares que atuam nos consultórios do Seconci-DF.
A programação contou com duas palestras que falaram sobre os temas: Biossegurança em consultório odontológico, com a secretária da comissão de biossegurança do CRO_DF, Elaine Bicalho Maia Correia; e Competências e atribuições dos técnicos e auxiliares em saúde bucal, com a especialista em dentística e harmonização orofacial e mestre em ciências da saúde, Ana Luiza Júlio de Matos.
Representando o Seconci-DF, estiveram no evento 9 auxiliares em saúde bucal. Entre elas, a técnica em saúde bucal (TSB), Edjane Joventino. Para ela, essa foi uma oportunidade de atualizar e sair do mecânico do dia a dia. “Agora que saímos de uma pandemia e voltamos para o ‘normal’, é importante falar sobre esses assuntos, principalmente biossegurança, porque têm outras doenças e cuidados que devem continuar no atendimento odontológico”, conta ela.
O evento faz parte da comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista (25/10) e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da saúde oral e incentivar hábitos de higiene bucal adequados para a população. Segundo o presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos, a ação visa, ainda, alertar sobre a necessidade de consulta odontológica periódica para exame de prevenção de doenças e infecções na cavidade bucal, buscando a valorização do exercício profissional do cirurgião-dentista.
O Seconci-DF conta hoje com 20 cirurgiões dentistas e 9 auxiliares de saúde bucal e 3 técnicas em saúde dental. “É sempre bom que os profissionais de odontologia procurem se informar e atualizar sobre o que está acontecendo na área porque o conhecimento sempre agrega valor e melhora o serviço que é oferecido pelo profissional. No caso das auxiliares, elas estão sempre do lado dos cirurgiões e conhecer novas técnicas e habilidades que possam melhorar nosso atendimento é sempre válido”, conta Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF.
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF | Com informações do CRO-DF