Evento aconteceu na quarta-feira, 24 de abril, e faz alusão ao Abril Verde – mês de promoção da segurança e saúde no trabalho
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
O Comitê Permanente Regional no Distrito Federal (CPR-DF) realizou o Seminário Segurança em Máquinas, Equipamentos e Trabalho Digno na quarta-feira, 24 de abril, no auditório do Sinduscon-DF. O evento faz parte das comemorações do Abril Verde e contou com várias palestras com temas relacionados ao uso correto e a segurança de máquinas, equipamentos e teve também uma explanação sobre a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, esteve no evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em prol da segurança e saúde no trabalho e também da atuação da instituição como agente promotor de práticas prevencionistas. “É importante ver tanta gente reunida para falar sobre segurança. Esse seminário é bom porque é uma maneira de esclarecer duvidas e envolve todos os agentes da construção por um ambiente mais seguro e saudável”, comentou Carlos Eugênio.
O CPR-DF é composto por várias instituições, sindicatos e entidades representativas das empresas, trabalhadores e do governo. Em 2024, o Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) está como coordenador. O vice-presidente e titular da Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas (DPRT) da entidade, José Magalhães, ressaltou que “É preciso sempre se preocupar com a manutenção e atualização dos equipamentos. O EPI é para diminuir o acidente, mas tem o equipamento de proteção coletiva e as medidas administrativas, que evitam muitos acidentes com máquinas, porque envolve manutenção, investimento em máquinas e equipamentos e o cuidado de colocar a pessoa treinada para usá-los”, disse Magalhães.
Além do presidente do Seconci-DF, a equipe de segurança do trabalho da instituição esteve no evento e, durante o Seminário, foram entregues materiais informativos sobre os serviços oferecidos aos trabalhadores e empresas em suas áreas de atuação, especialmente, na prevenção de acidentes e da promoção da saúde dentro dos ambientes de obras.
Confira, no vídeo abaixo, um pouco mais sobre o evento.
Com informações do Sinduscon-DF e registros do Sticombe