A engenheira Juliana Moreira foi uma das contempladas pela moção da Câmara Legislativa do DF
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu sessão solene na sexta-feira, 26 de abril, em alusão ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril. Neste ano, várias personalidades que trabalham com segurança e saúde no trabalho receberam moção de louvor pelo trabalho desenvolvido em prol da vida e de ambientes seguros para os trabalhadores.
A sessão solene foi proposta pela deputada distrital Deyse Amarilio (PSB-DF) e contou também com a participação dos deputados distritais Max Maciel (PSOL) e Eduardo Pedrosa (União Brasil). Para Juliana, esse é o reconhecimento de vários anos lutando por melhoria e por mais segurança nos ambientes laborais. “Eu só tenho a agradecer. Esse trabalho não é feito sozinha: tenho minha equipe da segurança e do Seconci como um todo. Agradeço também a confiança da diretoria, da Geórgia, do Leonardo, porque participar desses grupos demanda tempo e sempre contei com a compreensão de todos. Acho que é importante a nossa participação porque é uma forma de agregar e divulgar nosso trabalho”, contou ela.
A deputada Deyse falou sobre a importância do Abril Verde e da valorização dos trabalhadores prevencionistas. Além disso, ela lembrou as vítimas de acidentes de trabalho e do papel de todos como agentes de prevenção. “Eu fico muito feliz de ser a propositora desse momento. No dia 28 comemoramos o dia mundial da saúde e segurança no trabalho. É uma ocasião para reforçar a importância da integridade dos trabalhadores e da preservação da sua segurança no ambiente de trabalho”, disse Deyse.
Representando o presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria, o diretor Gustavo de Faria Franco esteve na sessão solene e falou sobre a importância do trabalho da segurança da instituição e do reconhecimento que a gerente Juliana tem no setor. “Uma das grandes atividades que o Seconci faz diz respeito à segurança do trabalho. Nós do DF, temos o privilégio de termos uma profissional de altíssima qualidade, que é envolvida no Brasil inteiro quando se trata deste assunto tendo, inclusive, participado da atualização da Norma Regulamentadora 18. Ela já é conhecida como a Juliana do Seconci e isso nos dá muito orgulho”, comentou Gustavo.
O mês de abril já é considerado o mês de prevenção de acidentes de trabalho e também em memoria às vítimas de acidentes. Nesse sentido, o Seconci-DF atua durante o ano todo com levando informação, realizando treinamentos e sendo parceiro das empresas do setor da construção na promoção de ambientes saudáveis e seguros para os trabalhadores do setor.
A sessão solene contou com a presença de representantes sindicais, representantes do ministério público, do judiciário e entidades de classes que atuam nas áreas de saúde e segurança do trabalho. Além da gerente de segurança do trabalho do Seconci, várias personalidades que atuam na prevenção de acidentes no trabalho receberam moção de louvor pelo trabalho em prol da vida.
Juliana Moreira de Oliveira é formada em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UnB. Atua no Seconci-DF como gestora desde 2001, sendo também consultora de SST na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e na Associação dos Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconci-Brasil). Além disso, é a representante do Seconci-DF no Comitê Permanente Regional no Distrito Federal (CPR-DF) e no Grupo Interinstitucional do Trabalho Seguro da Décima Região (Getrin-10).