Com apoio do Seconci-DF, as empresas da construção realizam os exames, treinamentos admissionais durante o processo de contratação
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
Os exames complementares referem-se aos exames admissionais, demissionais, de mudança de função e periódicos. A realização destes exames tem por objetivo fazer um levantamento médico das condições de saúde dos trabalhadores, além de detectar possíveis doenças relacionadas ao ambiente laboral. Nesse sentido, as empresas do setor da construção civil do Distrito Federal contam com o apoio do Seconci-DF na realização do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Atualmente, o Seconci-DF disponibiliza às empresas que realizam os programas ocupacionais na instituição os seguintes exames:
- Acuidade Visual;
- Audiometria;
- Eletrocardiograma(ECG);
- Eletroencefalograma(EEG);
- Espirometria;
- Exames laboratoriais sanguíneos e urinários.
Hoje, o Seconci-DF disponibiliza toda uma estrutura própria para realização dos exames complementares das empresas parceiras na sua sede, localizada no Setor Placa da Mercedes/Núcleo Bandeirante. A área médica da instituição se prepara para inaugurar a sala de raio-X que tornará o processo dos exames complementares mais prático, dinâmico e possibilitando comodidade para os pacientes/trabalhadores.
Em 2023, o Seconci realizou 51. 182 exames complementares. Média de 4.265 exames realizados/mês. O gerente médico do Seconci-DF comenta sobre o trabalho feito em prol dos trabalhadores das empresas parceiras. Ele conta que os exames complementares realizados para o atendimento ocupacional subsidia o médico do trabalho na avaliação de aptidão ou inaptidão para realizar determinada função. “É de suma importância que tais exames sejam executados com técnica correta e por profissionais capacitados para não gerar distorções nas avaliações. Pensando nisso e também para dar mais comodidade e agilidade no atendimento dos funcionários das empresas parceiras, o Seconci-DF prioriza a realização desses exames pelo nosso time de colaborares nas dependências da sede da unidade”, finaliza Maurício.