Setor da construção se mobiliza no combate à violência contra mulher

Publicado por

| 01/07/2024

Projeto levará palestras, atendimento especializado e conscientização para os trabalhadores

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe) criaram o projeto ‘EU PROTEJO AS MULHERES’. Com objetivo de levar informações e conscientização aos canteiros, a equipe de serviço psicossocial e de segurança do trabalho do Seconci-DF ministrará palestras falando sobre o tema para empresas parceiras.

Além das palestras, a equipe de profissionais da instituição fornecerá o apoio psicossocial para os trabalhadores que estejam enfrentando problemas relacionados ao tema em seu meio de convívio. “Esse projeto desenvolvido pelo Seconci difere dos demais pois ele será permanente. As palestras sobre o combate à violência contra a mulher serão ministradas nas obras e/ou na sede das empresas. Temos que identificar os possíveis envolvidos e tratá-los antes, durante e depois que acontece a violência e o Seconci dispõe de uma equipe multidisciplinar permanente disponível”, conta a diretora do Seconci-DF, Mirelle Corrêa.

A diretora do Seconci-DF e vice-presidente do Sinduscon-DF, Helena Peres, conta que o projeto contra violência doméstica ‘EU PROTEJO AS MULHERES’ vai além da sensibilização, ele parte para AÇÃO. “O Seconci-DF, braço social da indústria da construção, já presta serviço de assistência social. Durante esses atendimentos foi observada a importância de trabalhar a temática com olhar de acolhimento a todos os envolvidos no ciclo de violência: o potencial agressor, a vítima e toda a família envolvida”, comenta Helena.

As palestras e o atendimento do projeto ‘EU PROTEJO AS MULHERES’ não tem custo às empresas e o agendamento pode ser feito por meio do serviço psicossocial do Seconci-DF. De acordo com a assistente social da instituição, Roseane dos Santos, este trabalho não só protege as mulheres, mas sensibiliza os homens a se tornarem aliados na luta contra essa violência que assola tantas famílias. “Nosso objetivo é tornar os trabalhadores conscientes do seu papel de protetor e de denunciador de casos de violência contra mulheres. Para isso, estamos levando informação e dando assistência necessárias aos envolvidos em casos de violência familiar e envolvendo mulheres”, esclarece Roseane.

O técnico de segurança do trabalho do Seconci-DF, Solano Nascimento, estará presente em todas as palestras. Ele conta que vivenciou uma experiência de violência feminina dentro da casa dos pais e, em decorrência disso, luta bravamente pela proteção e pelo cuidado para com as mulheres. “Nossa intenção é agir como multiplicadores e inspirar os trabalhadores para que eles não venham a cometer a violência; não só a física, mas todos os tipos de violências que as mulheres estão sujeitas”, finaliza Solano.

O primeiro ciclo de palestras do projeto acontecerá até o final de agosto, mês em que acontece a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, nacionalmente conhecido como “AGOSTO LILÁS”. Até lá, serão realizadas 16 palestras em canteiros por diversas cidades do DF.

Para conhecer mais sobre o projeto, entre em contato com o Seconci-DF pelo e-mail social@seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 211.