Em dois dias, cerca de 80 representantes de todas as entidades em funcionamento estiveram na capital mineira para o evento
No segundo dia do Encontro Nacional de Seconcis (ENSE), vários assuntos foram debatidos pelas áreas de atuação das instituições. Além das reuniões técnicas, o segundo dia contou com uma palestra da assessora jurídica do Seconci-MG, Daniela Souza, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e uma breve apresentação sobre o seguro de vida PASI, com o gerente de relações institucionais da empresa, André Araújo. Além disso, o Seconci Paraná também fez uma apresentação sobre uma plataforma que está sendo desenvolvida para importação de dados do e-Social em substituição à SEFIP, serviço de agendamento, marcação de consultas e envio de e-Social.
Ainda na reunião de administradores, o presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro, reforçou o papel da associação. “A gente atuava como uma comissão dentro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e fomos vendo a necessidade de criar uma associação que pudesse angariar novos Seconcis e também atuar a favor dos que estão em funcionamento, além de fiscalizar a atuação de todos que estão em atividade”, disse Antônio Carlos.
Na parte da tarde, do último dia de evento, o superintendente ambulatorial do Seconci-SP, Giancarlo Brandão, ministrou palestra com o tema ‘As oportunidades estratégicas das áreas ocupacionais para o crescimento e fortalecimento do Seconci’. Finalizando o ENSE 2024, a economista Ieda Vasconcelos, da CBIC, esteve no evento ministrando palestra sobre o cenário econômico no setor da construção. Em sua fala, Ieda abordou o momento atual da economia, taxa de juros, falta de mão de obra e as previsões para o setor da construção nos próximos meses.
Nos dois dias de evento, O ENSE reuniu profissionais das áreas técnicas dos Seconcis, sendo elas: segurança do trabalho, medicina do trabalho, odontologia e serviço social. Em 2025, o Encontro será feito na cidade de Curitiba, tendo como anfitrião o Seconci-PR. “Nossa expectativa é fazer um evento muito bacana e receber todos que estão aqui da melhor forma possível”, finalizou Maricleia Mann Faria, superintendente do Seconci-PR.
Fonte: Seconci Brasil