Na nova fase do programa, selecionados terão aulas e vivência profissional em 26 empresas da construção civil
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Cléber Valadão Júnior, disse nesta quarta-feira (16/10) que o novo Centro de Formação Profissional possibilitará qualificação especializada a futuros profissionais que desejam construir carreira no setor e garantir dignidade às suas famílias. A declaração ocorreu durante cerimônia de abertura da unidade, lançada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Governo do Distrito Federal (GDF).
“Neste Centro de Formação Profissional, o nosso setor vai receber vocês de braços abertos para que possam fazer, de fato, uma carreira, uma vida, dentro da construção civil do DF”, disse o presidente do Sinduscon-DF, dirigindo-se aos 300 alunos do Renova DF, que lotaram o saguão. Eles foram selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) para a fase de expansão do programa.
Com essa iniciativa, de acordo com o presidente do Sinduscon-DF, o setor da construção civil contribui efetivamente para garantir dignidade às pessoas por meio do Renova DF. “As empresas foram chamadas para fazer, de fato, com que esse programa terminasse da forma como um programa social tem que terminar, com as pessoas parando de depender de programas sociais, ou seja, conseguindo seus empregos para viver com dignidade e, a partir daí, seguirem suas vidas e sustentarem suas famílias”, disse.
Além das aulas no Centro de Formação Profissional, que ficarão sob a responsabilidade do Senai, os alunos terão vivência profissional em 26 empresas da construção civil, receberão da Sedet bolsa de um salário-mínimo e serão contemplados com passe livre estudantil. “É uma oportunidade que o governador Ibaneis Rocha está oferecendo para toda a nossa cidade, para vocês [alunos] e para todo o setor da construção civil”, destacou o presidente do sindicato.
“Essa turma, que já vinha sendo atendida pelo Renova DF, estava com dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, porque a qualificação era mais genérica. Agora envolvemos as empresas da construção civil, nessa nova fase da formação, mais específica, para que os alunos possam ser contratados, futuramente, pelas empresas da construção civil”, explicou o líder sindical.
Os alunos terão qualificação mais específica em oito cursos: construtor de alvenaria, auxiliar de manutenção, assentador de revestimento cerâmico, montador drywall, eletricista predial, armador de ferro, instalador hidráulico e pintor de obras imobiliárias.
Os cursos foram definidos para formar profissionais especializados em áreas que hoje registram as maiores necessidades de mão de obra das empresas associadas ao Sinduscon-DF, à Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e à Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco). “Essas três entidades, conjuntamente, são organizadoras da demanda por formação de mão de obra das empresas”, afirmou o presidente do sindicato.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, Thales Mendes, destacou o papel das três entidades, que reúnem empresas responsáveis por garantir emprego e renda a milhares de famílias no DF. “O Sinduscon e a Abrasco, junto da Ademi, são as principais entidades representantes dos empresários da cidade. É por isso que foi feita essa parceria com eles”, ressaltou o titular da Sedet. O setor da construção é responsável por 51,3% do PIB da indústria do DF.
O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, disse que a formação profissional deve seguir uma trilha que passa por etapas importantes. “A parceria do Senai-DF com o Sinduscon-DF e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF nesse centro de formação profissional terá efeito imediato na qualidade dos trabalhadores, que poderão atender demandas específicas do setor da construção que não são abordadas em qualificações de perfil generalista”, ressaltou.
Entre as autoridades presentes na cerimônia do lançamento do Centro de Formação Profissional, estiveram o superintendente do Sesi-DF e diretor regional do Senai, Marco Secco; o deputado federal Rafael Prudente; e os presidentes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Bittar; da Ademi-DF, Roberto Botelho; da Asbraco, Afonso Assad; e do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Ávila.
Também estiveram presentes na solenidade diretores do Sinduscon-DF e os ex-presidentes da entidade Adalberto Cleber Valadão, Márcio Edvandro Rocha Machado, Elson Ribeiro Póvoa e Dionyzio Antonio Martins Klavdianos.
Fonte: Sinduscon-DF