O futuro da construção civil passa pela inovação tecnológica, e essa realidade estará no centro dos debates na centésima edição do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC). A trilha de conteúdo de tecnologia reunirá especialistas para discutir as principais tendências que estão redefinindo o setor, desde a digitalização e o BIM até a industrialização e novas soluções construtivas. O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), acontece de 8 a 11 de abril, no Pavilhão 8 do São Paulo Expo, em conjunto com a Feicon, e promete um panorama abrangente sobre os avanços tecnológicos que impulsionam a produtividade e a sustentabilidade no setor.
Para o presidente da CBIC, Renato Correia, investir em tecnologia não é mais uma escolha, mas uma necessidade para as empresas que buscam competitividade e eficiência no mercado. “A tecnologia está transformando a construção civil, tornando os projetos mais rápidos, mais seguros, mais econômicos e sustentáveis. As empresas que investem nessas inovações ganham muita vantagem competitiva no mercado, atendem melhor seus clientes, têm menos desperdício e reduzem custos”, disse.
O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Além disso, conta ainda com os patrocinadores: Sienge, Itacer; Senior; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, Multiplan, Brain; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Zigurat.
O evento é gratuito e as inscrições estão abertas. Participe!
Os desafios e oportunidades da Construção 4.0
A programação da trilha de tecnologia será aberta em 8 de abril com o painel “Obras inteligentes: o impacto da construção 4.0 na produtividade e sustentabilidade”, explorando como a digitalização e a automação podem transformar a gestão de obras e reduzir desperdícios. Em seguida, o evento contará com o painel “Transformação digital na Construção: casos práticos e impactos da adoção do BIM”, abordando os benefícios e os desafios da implementação do BIM em projetos. Complementando o dia, especialistas apresentarão soluções inovadoras no painel “Do Projeto ao Pós-venda: digitalize e construa com inovação”, destacando como a tecnologia pode otimizar todo o ciclo da obra.
No segundo dia (9/4), os debates se aprofundam com o painel “A jornada da Tecnologia na Construção”, abordando como as empresas podem se adaptar às novas ferramentas digitais. O BIM retorna como tema central, dessa vez sob a ótica da sustentabilidade dos projetos, no painel “O BIM como caminho para Sustentabilidade dos Projetos”, evidenciando como essa metodologia contribui para obras mais eficientes e ambientalmente responsáveis. Outro ponto alto do dia será a discussão sobre os “Desafios da industrialização da construção: o que nos ensina a reconstrução do Rio Grande do Sul”, além de um debate sobre o papel da infraestrutura nos setores do agronegócio, transportes e saúde, no painel “Infraestrutura: importância para o agro, transportes e saúde”.
Digitalização, industrialização e novos sistemas construtivos
A inovação aberta e a colaboração como motores de transformação da construção serão os destaques do terceiro dia (10/4). No painel “Digitalização e Inovação Aberta: Como a Colaboração está transformando a construção”, especialistas debaterão como o setor pode acelerar sua modernização por meio do compartilhamento de conhecimento e da integração de novas tecnologias.
Na sequência, dois painéis trarão soluções que vêm ganhando espaço no mercado: “As possibilidades e viabilidade da adoção das estruturas pré-fabricadas de concreto sob a perspectiva das construtoras”, analisando os desafios e benefícios dessa solução, e “A produtividade da solução construtiva em aço em edifícios multipavimentos”, com um estudo de caso demonstrando o impacto positivo desse sistema na produtividade.
Encerramento com foco em produtividade e novas soluções
O último dia do evento (11/4) reforça a importância da tecnologia para o ganho de produtividade. No painel “Tecnologia e Produtividade na Transição para a Industrialização”, especialistas discutirão como as novas abordagens industriais podem revolucionar a construção civil.
Além disso, será debatido o impacto das novas soluções de “Cimento e concreto: gerando opções para diferentes demandas”, que vêm ampliando a gama de possibilidades para diferentes tipos de projetos. Encerrando a trilha de tecnologia, será apresentado um estudo no painel “House Flipping: obras no prazo e dentro do orçamento”, destacando a importância da eficiência no cumprimento de prazos e na gestão orçamentária de obras.
“A tecnologia está sendo cada vez mais um fator diferencial de aumento da eficiência, produtividade, redução de custos, segurança e sustentabilidade. Por isso, é tão fundamental que as empresas estejam presentes no nosso ENIC 100, para olhar para o futuro e entender para onde vamos no atendimento dos nossos clientes”, reforça Renato Correia.
A programação do ENIC 100 conta com mais de 100 painéis e quatro trilhas, abrangendo outros temas importantes da construção civil, como inovação, sustentabilidade e internacional/institucional.
Conheça a programação completa clicando aqui.
Fonte: Agência CBIC