Falta menos de uma semana para o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC)! O evento organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reúne especialistas e grandes players do mercado para discutir tendências e desafios da construção. Com mais de 100 painéis e 200 horas de conteúdo, temas importantes como sustentabilidade, tecnologia, inovação e o futuro dos financiamentos habitacionais fazem parte da programação.
“O ENIC é sempre espaço de endereçar soluções novas e sensibilizar os atores mais importantes da importância da indústria imobiliária. Estamos preparando uma edição com muitos diferenciais neste ano. Nosso foco é sempre no crescimento da construção e do mercado imobiliário, na modernização continuada das nossas empresas, na valorização do trabalhador da construção, na integração da cadeia produtiva e fortalecimento do associativismo, das nossas entidades representativas”, aponta Ely Werthein, vice-presidente de Indústria Imobiliária e presidente da CII/CBIC.
Separamos os principais painéis para quem quiser acompanhar os debates e discussões nos quatro dias de evento. Além disso, essa edição do ENIC conta com um aplicativo que vai facilitar a vida dos visitantes, basta procurar no aplicativo de compras do seu celular. Baixe aqui (Incluir o link aqui) Confira os destaques da programação:
08 de abril
Negócios e Justiça: a segurança jurídica e a sustentabilidade empresarial
O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e o ministro da AGU, Jorge Messias, participam do debate sobre como o equilíbrio entre negócios e justiça pode promover um ambiente mais favorável ao crescimento sustentável para a construção.
MCMV-FAR: avanços para 2025 e estágio nas obras contratadas
Representantes do governo, setor da construção civil, agentes financeiros, e especialistas em habitação, irão discutir soluções concretas para os desafios do MCMV-FAR e fortalecer sua relevância como política pública de habitação no Brasil.
Brasil sem FGTS
Um painel com especialistas para demonstrar a importância do FGTS como instrumento fundamental para o desenvolvimento urbano, social e econômico do Brasil, e os possíveis impactos negativos que a ausência ou a desfiguração do fundo podem trazer para o país.
09 de abril
COP 30 e os Impactos na Construção: caminhos sustentáveis para o futuro
A plenária traz para o debate as tendências da sustentabilidade e a COP-30 para tratar dos possíveis caminhos sustentáveis que devem surgir a partir das discussões travadas no evento da ONU, que acontece entre os dias 11 e 22 de novembro de 2025, na cidade de Belém-PA.
Se essa rua fosse minha
Como seria uma rua ideal? O objetivo do painel é provocar um debate sobre as ações necessárias para que as cidades brasileiras possam oferecer ruas mais seguras e confortáveis para todas as pessoas, independentemente de idade, condição social e localização regional.
Financiamento imobiliário
Quais os desafios e oportunidades do financiamento imobiliário no Brasil, considerando o cenário econômico atual, as fontes de recursos disponíveis e as perspectivas para 2025.
Nova Indústria Brasil: instrumentos de apoio para o setor da construção
Com a meta de modernizar a indústria nacional até 2033, o programa Nova Indústria Brasil, recentemente lançado pelo governo, está no centro das discussões. Quais são as oportunidades e desafios que a Industrialização oferece para o setor da construção, com foco no papel das entidades, das empresas e do governo na implementação de políticas públicas que aceleram essa transformação.
10 de abril
Mercado imobiliário: pesquisas e indicadores para melhor tomada de decisões
Especialistas em economia, mercado imobiliário, tecnologia e financiamento irão discutir o papel das pesquisas e indicadores no aprimoramento da tomada de decisões estratégicas para incorporadores, construtoras, investidores e gestores públicos.
Reforma tributária: impactos no setor da construção e mercado imobiliário
Quais são os desafios, oportunidades e estratégias para adaptação da Reforma Tributária sobre o setor da construção civil e o mercado imobiliário.
Locação Social: alternativa de acesso à moradia digna
O painel irá discutir o estudo “A Hora e a Vez da Locação Social no Brasil” sobre como a locação pode ser uma solução viável para atender à demanda habitacional, especialmente para as faixas de menor renda e como isso poderia ser aplicado estrategicamente.
Métodos modernos de construção: conheça a experiência do Reino Unido e Finlândia
O debate traz como a abordagem Construção para Produção (C2P), da construtora inglesa Mace, permite executar processos e reduzir significativamente seus prazos, além de minimizar a pegada de carbono. Além disso, trará a experiência da Finlândia na adoção de sistemas industrializados, com destaque para o uso da madeira.
11 de abril
Mão de obra: o desafio da produtividade no Brasil e no mundo
A mão de obra impacta a produtividade na construção civil no Brasil e o debate vai ser em torno de como é possível trazer estratégias inovadoras para atrair, capacitar e reter talentos.
Lançamento do Plano Nacional de Capacitação da Construção Civil
O Plano Nacional de Capacitação da Construção Civil é uma parceria firmada entre CBIC e SENAI e visa ampliar e atender a demanda de qualificação profissional do setor. No painel, serão apresentados os projetos com metodologia do SENAI que terão abrangência nacional.
Lançamento da CANPAT Construção 2025
O lançamento da CANPAT Construção 2025, com o tema “Gestão eficaz de segurança e saúde no trabalho em altura na construção” que visa promover a cultura de prevenção para reduzir acidentes no setor da construção.
Para participar do ENIC, basta se inscrever. As inscrições são gratuitas e o evento acontece junto com a Feicon, em São Paulo, de 8 até 11 de abril. Inscreva-se aqui.
Para saber mais sobre a programação, clique aqui.
O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Além disso, conta ainda com os patrocinadores: Sienge, Itacer; Senior; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Zigurat; Yazo.
Fonte: Agência CBIC