Com o intuito de identificar as maiores dificuldades na implementação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nas empresas do setor, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou pesquisa para auxiliar na elaboração de medidas de suporte e melhor implementação nas empresas.
De acordo com a gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF e consultora da CBIC, Juliana Oliveira, foi realizado levantamento pelo auditor fiscal do trabalho Rodrigo Vieira Vaz para identificar as quinze não conformidades registradas com maior frequência em relação ao cumprimento do GRO nas empresas fiscalizadas.
Foram destacados pontos como “deixar de analisar os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho, ou realizar análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho sem documentá-la e/ou sem considerar os requisitos estabelecidos”.
Outro ponto evidenciado foi “realizar avaliações dos risco ocupacionais relativos aos perigos identificados nos estabelecimentos sem fornecer informações para a adoção de medidas de prevenção”.
A pesquisa da CBIC, para encontrar esses principais gargalos de gerenciamento de riscos, estará disponível até o dia 31 de março e deve ser preenchida pelo profissional de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) das empresas, próprio ou contratado.
Fonte: Agência CBIC