Equipe de profissionais já esteve em vários canteiros e tem reconhecimento de trabalhadores da construção
Desde o início de maio, as empresas do setor da construção contam com o apoio do Seconci-DF na realização de palestras de sensibilização em temas como saúde mental, tabagismo, alcoolismo, depressão e demais temas relacionados a saúde psíquica dos trabalhadores. Além das palestras, uma equipe formada por uma assistente social e uma técnica de enfermagem está percorrendo obras levando diversos atendimentos em saúde e assistência social para promoção da segurança e da saúde nos ambientes laborais.
Na primeira quinzena de maio, o SECONCI PRESENTE esteve em sete empresas e realizou oito palestras, com alcance total de 985 trabalhadores. Entre os temas, os profissionais falaram sobre saúde mental, tabagismo e alcoolismo. “A recepção pelos colaboradores das palestras de saúde mental tem sido muito positiva. Eles têm sido esclarecidos do que é transtorno e sofrimento psíquico, o que é preconceito e suas consequências; a importância de ajudar e pedir ajuda e os sintomas dos principais transtornos. Os colaboradores se mostram atentos e ativamente participativos”, explica a psicóloga do Seconci-DF, Flávia Ferraiolo.
Os atendimentos de saúde levaram para os canteiros aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol, medição de peso e altura; além do atendimento psicossocial com a assistente social da entidade. “A experiência está sendo maravilhosa porque é visível que eles sentem falta desse cuidado. Quando chegamos nos canteiros, os trabalhadores se sentem valorizados. Ao ser detectados problemas como hipertensão e diabetes, eles percebem que devem tomar cuidado e que seguirão o atendimento conosco por meio da nossa área médica”, fala a técnica de enfermagem do trabalho do Seconci-DF, Elen Cristina Teixeira.
No serviço social, a atenção com o trabalhador tem desempenhado um papel extremamente valioso. “Eles têm a oportunidade de compartilhar seus sentimentos, aspirações de crescimento profissional e até mesmo suas frustrações. Estamos realizando um trabalho exemplar, priorizando a saúde mental desses indivíduos, e é evidente a progressão que estamos presenciando”, comenta a assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos.
Vídeo: confira depoimento do trabalhador sobre o atendimento do serviço social:
O reconhecimento do trabalho pelas empresas mostra a necessidade e procura pelos atendimentos oferecidos pelo Seconci. “Nós tivemos resultados incríveis porque os trabalhadores estão se sentindo valorizados e, além da importância do trabalho, a realização dos exames é feita com rapidez e com agilidade pelos profissionais do Seconci-DF e só temos a agradecer”, explica a engenheira de segurança do trabalho do grupo Base, Stefanie Jardim.
Os próprios trabalhadores elogiam a iniciativa do Seconci e se sentem mais valorizados quando têm à disposição vários benefícios em saúde no seu local de trabalho. “O atendimento foi muito bom e eu aconselho aos meus colegas que participem e as empresas que levem esse trabalho para seus canteiros porque é a oportunidade de cuidar da saúde”, finalizou o carpinteiro Geraldo Gomes Fernandes.