O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em 31 de maio e reforça a importância da prevenção contra o tabaco
O tabagismo, caracterizado pela dependência da nicotina presente no tabaco e em seus derivados, é considerado uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Além disso, os usuários de cigarro têm sua expectativa de vida reduzida em média em 10 anos.
O médico do Seconci-DF, Tony Teixeira, explica que o cigarro industrial contém mais de 7 mil substâncias químicas e, que destas, mais de 250 estão associadas ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como câncer de pulmão, bexiga, laringe, estômago, boca, pâncreas, rim, esôfago, colo do útero e leucemia mieloide aguda. “Com o objetivo de diminuir os danos causados pelo cigarro à saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza um tratamento aprovado pelo INCA, que envolve abordagens não medicamentosas, como terapia cognitivo-comportamental e terapia em grupo, além de oferecer gratuitamente suporte medicamentoso quando necessário”, diz Tony.
Combater o tabagismo faz parte dos diversos serviços oferecidos pelo Seconci-DF, por meio das suas gerências de atuação. As palestras de sensibilização sobre o tema são oferecidas sem nenhum custo às empresas e podem ser solicitadas por meio do Serviço Social da entidade. “Nosso objetivo é alertar e conscientizar os trabalhadores sobre as doenças que o uso do cigarro pode causar na qualidade de vida das pessoas. Além disso, realizamos encaminhamentos para órgãos público que possuem políticas voltadas para tratamento do vício em tabacos”, explica a assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos.
Solicite uma visita do serviço social e fale sobre tabagismo com seus colaboradores. Caso tenha interesse em levar mais esse serviço ao seu canteiro de obra, envie um e-mail para social@seconci-df.org.br ou ligue (61) 3399-1888 ramal 211.
Fonte: Seconci-DF