A partir do dia 1º de abril, vários canteiros serão visitados levando informação e conscientização para os trabalhadores
Comunicação Seconci-DF
O Seconci-DF intensificou suas ações para a campanha Abril Verde de 2025. Com isso, a instituição quase dobrou o número de canteiros que serão visitados, em comparação a 2024. No total, 31 canteiros e milhares de trabalhadores serão sensibilizados sobre saúde e segurança no trabalho (SST), saúde mental e também os riscos psicossociais no ambiente laboral.
A preocupação da instituição é levar aos trabalhadores da construção civil informações relevantes sobre SST, a importância da prevenção de acidentes, do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs) e demais assuntos relacionados ao tema. “Nosso objetivo é fazer com que o trabalhador e a trabalhadora retorne para casa saudável no fim do expediente”, conta Juliana Moreira, gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF.
Apesar de abril ser mundialmente conhecido como mês de promoção da saúde e segurança no trabalho, as palestras do Seconci-DF sobre o tema seguem disponíveis o ano inteiro. A solicitação do serviço, que não tem custo às empresas que são parceiras da instituição, pode ser feita como forma de contribuir para ações como as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (SIPATs) e os Diálogos Diários e Semanais de Segurança.
RISCOS PSICOSSOCIAS
O Seconci-DF, sempre atento às mudanças de legislação e comprometido com a promoção da saúde e segurança no trabalho, está se preparando para a atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1). Com a entrada em vigor das novas diretrizes a partir de maio de 2025, um Grupo de Trabalho (GT), composto por profissionais das áreas médica, de engenharia de segurança, psicologia, serviço social e recursos humanos, está aprofundando os estudos sobre os impactos das mudanças normativas e elaborando uma proposta estruturada para apoio às empresas.