Durante o mês, várias palestras foram realizadas levando informação sobre prevenção de acidentes pela segurança do trabalho e pelo serviço psicossocial
Chegamos a mais um fim de abril e, como já de costume, vários eventos e ações foram realizadas em prol da segurança e saúde no trabalho. No Seconci-DF, esse cuidado foi feito por meio da sensibilização dos trabalhadores nos canteiros de obras com a realização de palestras com o tema segurança do trabalho, saúde mental, alcoolismo, drogas e tantos outros que fazem parte das ações da instituição.
A gerência de segurança do trabalho e o serviço psicossocial do Seconci promoveram 17 palestras com o tema Abril Verde – Prevenção de Acidentes e Promoção da Segurança e Saúde no setor. Com isso, mais de 2 mil trabalhadores foram alcançados pelo trabalho feito pelos técnicos de segurança do Seconci. “Nossa preocupação é conscientizar sobre a cultura da prevenção e o papel que cada um tem para evitar que acidentes aconteçam. Com isso, levamos informações relevantes sobre o ambiente onde eles estão inseridos e o que deve ser feitos para que acidentes não aconteçam”, explica Juliana Moreira de Oliveira, gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF.
Falando sobre saude mental, alcoolismo, tabagismo e outras doenças, o serviço psicossocial também esteve em vários canteiros levando conscientização e fazendo o alerta para cuidados que podem evitar acidentes. “Nosso objetivo com as palestras é fortalecer a presença do Seconci junto às empresas e, principalmente, ofertar uma oportunidade para os trabalhadores que precisam de apoio para enfrentar seus problemas de saúde física e mental e, consequentemente, prevenir acidentes ou doenças dentro do ambiente onde eles atuam”, disse Roseane dos Santos, assistente social do Seconci-DF.
As empresas que solicitaram as palestras elogiaram os profissionais do Seconci e reforçaram o quanto é importante ter esse cuidado e atenção com os trabalhadores nas obras. O técnico de segurança da SVO Engenharia, Paulo Alvim, disse que os profissionais da instituição atuam com clareza e sabem dar o recado aos trabalhadores. “O palestrante que esteve na nossa empresa domina o conteúdo com didática impressionante. Para nós, quanto maior a frequência de palestras, melhor”, disse Alvim.
Reforçando a fala da SVO, a técnica de segurança do trabalho da Original Construções, Maíra Cunha, disse que as palestras sobre Abril Verde são válidas para despertar o interesse dos trabalhadores. “Palestra excelente sobre o Abril Verde. Informações valiosas de extrema importância para nossos colaboradores. Agradeço ao Seconci e equipe de palestrantes por nos proporcionar mais esse momento de aprendizado”, falou Cunha.
As palestras realizadas pelo serviço psicossocial tiveram uma abordagem mais voltada para a saúde física e mental dos trabalhadores com temas como saúde mental, alcoolismo, tabagismo e outras drogas. O trabalho feito pela assistente social e pela psicóloga do Seconci também foram elogiados. “A equipe do Serviço Sociais do Seconci-DF tem sido fundamental para auxiliar os trabalhadores da construção civil. Muitos desses trabalhadores enfrentam problemas como alcoolismo, tabagismo, uso de drogas e até mesmo questões de saúde física em casa, sem saber como lidar com essas situações. Isso acaba impactando negativamente seu desempenho no local de trabalho”, finaliza Rodrigo Leite da Silva, técnico de segurança da Construtora Villela e Carvalho.
Leia mais:
Abril Verde reforça a importância da segurança do trabalho
Gerente de Segurança do Seconci-DF recebe homenagem
Sessão solene enaltece importância da segurança e saúde no trabalho
Seconci-DF participa do Seminário Segurança em Máquinas, Equipamentos e Trabalho Digno