O Distrito Federal foi destaque nos painéis gerais e nas reuniões técnicas com representação de todas as áreas de atuação da instituição
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
Uma vez por ano, representantes dos Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) se reúnem para dois dias de evento e troca de experiências. Em 2023, o Encontro Nacional de Seconcis (ENSE) foi realizado no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de setembro. O Seconci-RIO é o terceiro em funcionamento no país, atrás de São Paulo e do Distrito Federal.
O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugenio de Faria Franco, falou sobre a importância do ENSE e como esse momento é uma oportunidade para divulgar o Seconci-DF, bem como aprender e buscar novidades para os trabalhadores e empresas da construção do DF. “Esse encontro é um momento de confraternização e, principalmente, de troca com as áreas técnicas. Esse ano foi um momento especial porque pudemos apresentar o trabalho do Serviço Psicossocial do DF que tem contribuído com a saúde mental dos trabalhadores da construção, além das demais áreas em que atuamos e estivemos presentes ”, disse Carlos Eugênio.
Na pauta do ENSE foram debatidos assuntos relacionadas às áreas técnicas das instituições e o Distrito Federal fez uma apresentação sobre o projeto de atendimento psicossocial da instituição. “Apresentamos o projeto SECONCI PRESENTE aos participantes e mostramos como é o seu desenvolvimento e apoio às demandas sociais dos trabalhadores que atendemos no DF, além de conhecer outras práticas de outras regionais”, falou Roseane dos Santos, assistente social do Seconci-DF.
Além do serviço social, outro painel com participação do Seconci-DF falou sobre segurança e saúde do trabalho com participação da gerente de segurança Juliana Moreira de Oliveira. “É importante que todos os profissionais de segurança e saúde dos Seconcis atuem de forma correta, respeitando a legislação vigente. Temos que orientar as empresas para que elas cumpram as exigências legais, se resguardem de possíveis autuações e processos trabalhistas e cuidem da integridade física dos seus trabalhadores”, explicou Juliana.
Além da participação nos painéis gerais, o Seconci-DF esteve presente em todas as reuniões técnicas com presença da diretoria executiva e dos gerentes das áreas de atuação, sendo estas: gerência geral, medicina, odontologia, além do serviço social e da segurança do trabalho. O presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro, agradeceu a hospitalidade carioca e a valorização dos profissionais de assistência social. “O Serviço Social está no nome e no DNA dos Seconcis. Precisamos dar destaque e incentivar o desenvolvimento de mais ações sociais para nosso público dentro da capacidade de cada Seconci e das demandas existentes junto aos trabalhadores e empresas”, finalizou Antonio Carlos.