Até o final de agosto, serão 16 canteiros e mais de 2 mil trabalhadores atingidos pela equipe do Seconci-DF
Comunicação Seconci-DF
O projeto ‘EU PROTEJO AS MULHERES’ de prevenção à violência contra a mulher realizado pelo Seconci-DF, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe), iniciou em 8 de julho e já conta com 5 canteiros/empresas visitadas contabilizando 704 trabalhadores alcançados.
Coordenado pelo Serviço Psicossocial, com apoio da segurança do trabalho da instituição, o projeto está com agenda fechada até o final de agosto. A assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos, comemora a repercussão e o retorno dos trabalhadores que estão participando das palestras. “Os trabalhadores estão adorando o projeto e estão bastante participativos. Assim que termina a palestra, eles têm nos procurado para expor situações que viveram e também relatam que é de suma importância falar sobre o assunto porque é uma forma de torná-los parceiros nessa luta”, conta Roseane.
A dinâmica do projeto é feita com a presença da assistente social e de um técnico de segurança do trabalho do Seconci-DF. Nesta dinâmica, a assistente apresenta dados e fala sobre os tipos de violência e, em seguida, o técnico de segurança relata sua experiência com o assunto, inclusive falando sobre um caso que aconteceu na sua família. “As palestras estão tendo uma repercussão muito positiva. É um assunto que comove as pessoas. É algo muito comum que acontece nas famílias. É por isso que eles se identificam. Além disso, o nível de atenção tem sido de 100% de aproveitamento”, conta o técnico de segurança do trabalho, Solano Nascimento.
Além da palestra no canteiro de obra, o projeto disponibiliza atendimento especializado com os profissionais do psicossocial (assistente social e psicóloga) para atendimento aos trabalhadores. Há também o encaminhamento para redes especializadas. Nas duas primeiras semanas, ‘EU PROTEJO AS MULHERES’ visitou canteiros de obras nas cidades de Taguatinga, Park Sul/Guará, Águas Claras, Ceilândia e Asa Norte. Até o final de agosto, estão agendadas visitas em canteiros localizados nas cidades do Gama, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste, Setor de Inflamáveis de Brasília (SIN).
Confira, no vídeo abaixo, a repercussão do projeto: