Frente parlamentar visa promover a SST no Distrito Federal

Publicado por

| 15/03/2024

Por Paula Barcellos/Jornalista da Revista Proteção

A Frente Parlamentar em Defesa da Segurança e Saúde no Trabalho no Distrito Federal foi instituída no final de 2023.  Fruto de um trabalho do Sintest-DF (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Distrito Federal) e a Abraest (Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho), filiada à Anest (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho), junto a parlamentares, a Frente visa promover a prevenção de acidentes nos ambientes de trabalho, tanto na esfera pública quanto privada, e em de diversos setores, no estado.

“A Frente Parlamentar tem como foco discutir, defender e apresentar propostas legislativas que contribuam com o aprimoramento das políticas públicas de valorização da vida nos ambientes de trabalho. Por meio de debates e audiências públicas, buscaremos sensibilizar e conscientizar a sociedade, as empresas e os órgãos governamentais sobre a importância da promoção da SST”, explica Larissa Barreto Pessoa, presidente da Abraest.

Para ela, a Frente trará benefícios não só aos trabalhadores como à prática dos profissionais de SST. “Em resumo, a atuação da Frente Parlamentar pode resultar em um ambiente regulatório mais favorável, com políticas públicas mais eficazes, legislações mais alinhadas às necessidades dos profissionais de segurança do trabalho e uma maior atenção parlamentar às questões específicas dessa área. Isso, por sua vez, pode contribuir para a melhoria das condições de trabalho e segurança, beneficiando os engenheiros de segurança do trabalho e, consequentemente, todos os trabalhadores”, cita.

Dionathas Joaquim, diretor Técnico do Sintest-DF, concorda com a melhoria que Frente trará para o dia a dia da SST. “A Frente busca conferir uma voz mais robusta aos Técnicos de Segurança do Trabalho, permitindo que desempenhem um papel ativo na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de acidentes, contribuindo, assim, para ambientes laborais mais seguros e saudáveis”, destaca.

PRIORIDADES

Segundo Wilton Cardoso, presidente do Sintest-DF, neste momento a Frente Parlamentar já estabeleceu a implementação de ações prioritárias para fortalecer a SST no Distrito Federal. “Além das campanhas educativas, destacamos a importância das inspeções preventivas, visando realizar um levantamento detalhado das áreas com maior necessidade de intervenção em termos de segurança no trabalho. Classificaremos as frentes de trabalho em categorias como urgentes, prioritárias, essenciais e triviais. Essa classificação nos permitirá direcionar nossos recursos e esforços de maneira estratégica, concentrando-nos nas áreas que demandam uma atenção imediata e intensiva. Ao adotarmos essa abordagem, não apenas promoveremos a conscientização, mas também atuaremos proativamente na promoção, orientação e fiscalização das práticas de segurança em setores econômicos específicos”, diz.

Cardoso revela que já foram identificadas necessidades de atuações específicas em setores-chave, como escolas, hospitais e obras públicas. “Estas áreas foram identificadas como prioritárias, evidenciando nossa abordagem proativa na promoção, orientação e fiscalização das práticas de segurança. Embora o plano esteja em desenvolvimento, essas medidas iniciais demonstram nosso compromisso imediato em criar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis em todo o Distrito Federal” resume.