Seconci Presente – Atendimento médico e psicossocial teve início em maio de 2023 e já percorreu obras em todo o Distrito Federal
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social. A data faz alusão aos profissionais de serviço social que lutam pelos direitos e dignidade da pessoa humana, conforme descrito pela Constituição Federal de 1988. A data foi escolhida por se tratar da data da regulamentação dos profissionais da área.
No Seconci-DF, o dia do assistencial social se junta às comemorações de um ano do projeto SECONCI PRESENTE – Atendimento Médico e Psicossocial, onde acontece um atendimento psicossocial feito pela instituição junto aos canteiros de obras do DF. Desde maio de 2023, uma equipe coordenada por uma assistente social, composta por uma psicóloga e técnicos de enfermagem, percorre obras levando cidadania, dignidade e apoio especializados aos trabalhadores.
A assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos, explica que foram vários casos atendidos em um ano e muitos trabalhadores acolhidos pela equipe. “Tivemos casos muito emblemáticos em um ano e isso demonstra que estamos no caminho certo. Trabalhadores acolhidos com problemas de vícios, ideação suicida, entre outros tantos temas que pudemos trazer para nosso atendimento e nessa acolhida”, conta Roseane.
A colaboradora Michele Mayara, da Construtora Villela e Carvalho, foi uma das acolhidas pelo projeto do Seconci. Atualmente, em tratamento, ela reforça a importância do atendimento e do carinho que os profissionais tiveram com seu caso. “Todos os funcionários do Seconci, junto com a construtora, têm me fornecido todo o suporte necessário. Encorajo a todos que tenham oportunidade que procurem ajuda, pois é muito importante esse acolhimento”, disse ela.
Uma das primeiras pessoas acolhidas pelo Seconci Presente foi Iraildes Rosa, mãe de um colaborador que assistiu uma palestra da equipe do psicossocial e pediu ajuda. Hoje, quase um ano depois do início do tratamento com os profissionais do Seconci, ela comemora a vontade de viver que reacendeu dentro de si. “É um processo. Desde o início do acompanhamento, minha vida mudou. Na época, eu estava muito para baixo e, apesar das recaídas, eu sigo forte e firme e a Roseane tem me ajudado bastante. Ela sempre me acompanhou, nunca me deixou e a recuperação é constante. Tem dias que a gente está um pouco para baixo, mas ergo a cabeça e sigo. Foi muito importante o acompanhamento e, para mim, foi um ano de vitória”, conta Iraildes.
Além do atendimento por meio do Seconci Presente nas obras, a assistente social do Seconci atende os colaboradores na sede da instituição e o atendimento está disponível para todos os colaboradores das empresas parceiras. Hoje, a instituição conta com atendimento individualizado, palestras de sensibilização, além de parcerias para encaminhamentos para Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), álcool e drogas (CAPS-ad), e unidades de saúde.
NÚMERO DO SERVIÇO PSICOSSIAL (de maio de 2023 a abril de 2024)
- 2.152 trabalhadores atendidos;
- 124 palestras realizadas com 19.203 trabalhadores sensibilizados;
- 561 encaminhamentos feitos;
- 245 trabalhadores em atendimento.