Equipe do serviço psicossocial da instituição tem percorrido obras em todo o DF levando saúde, orientação e atendimento especializado
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
O Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, é uma data criada para lembrar da importância e do cuidado com a saúde mental das pessoas. Na construção civil do DF, o Seconci-DF, por meio de uma equipe de profissionais de psicologia, medicina e serviço social está percorrendo obras para realizar triagem médico e psicossocial, além da realização de palestras de sensibilização com foco em vários temas, entre eles, saúde mental.
A psicóloga do Seconci-DF, Flávia Ferraiolo, alerta para os sinais que podem indicar quando é necessário procurar ajuda e evitar que a doença evolua para casos críticos. “É preciso ficar de olho se a pessoa se isola, se não sente mais vontade de fazer coisas que gostava de fazer antes e se está desanimada. Mais do que isso, é preciso respeitar a dor de cada um e não diminuir os problemas das pessoas com quem convivemos”, conta ela.
O serviço psicossocial do Seconci-DF está em funcionamento desde maio deste ano e tem sido um meio de ajuda e conforto para os trabalhadores. Esse atendimento requer atenção não somente dos pacientes, mas também de todos que estão a sua volta. Desde o início, 95 trabalhadores já foram atendidos pela psicologia do Seconci-DF. Além disso, foram ministradas 18 palestras com alcance de 3.594 trabalhadores.
De acordo com a assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos, o objetivo do trabalho feito pela instituição é mostrar que os trabalhadores não estão sozinhos e tem com quem contar nos momentos de dificuldade. “A nossa preocupação é que ele entenda que o Seconci o acolherá e o ajudará em seus problemas de saúde mental. Seja durante uma visita no canteiro, seja no atendimento individualizado ou em grupo, os trabalhadores da construção civil do DF podem procurar o Seconci que serão todos acolhidos”, finaliza.
O serviço psicossocial do Seconci-DF não tem custo às empresas, nem aos trabalhadores e pode ser solicitado pelo e-mail social@seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 211.