A indústria da construção tem como paradigma de atuação reconhecer a importância do seu trabalhador: esse é um valor estratégico para o mercado imobiliário no Distrito Federal, com que nossas associadas têm orientado e executado suas políticas de recursos humanos mantendo o foco na saúde, segurança e qualidade de vida dos seus colaboradores.
Além de gerar riquezas, nossas empresas atuam, cada vez mais, para manter a atratividade e fortalecer a capacitação do setor. Nessa área, temos reforçado nossas iniciativas por meio de parceria com a regional do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) no DF. Trata-se de instituição sem fins lucrativos mantida pelas empresas do setor da construção, com o repasse mensal de 1% do valor bruto da folha de pagamento, que oferece um conjunto de serviços aos trabalhadores das empresas parceiras.
O Seconci DF provê atendimento em medicina assistencial, medicina ocupacional, segurança do trabalho, odontologia, serviço psicossocial e alfabetização – uma verdadeira rede de proteção ao colaborador da construção e seus familiares. No DF, tem sido atendido um público com idade entre 25 e 60 anos, a maioria do sexo masculino, perfil tradicional de um setor que, cada vez mais, registra a atuação do público feminino. Os serviços prestados pelo Seconci melhoram o acesso a atendimento de saúde, com efeito positivo na qualidade de vida do nosso trabalhador.
Além disso, a alfabetização tem levado educação básica aos nossos canteiros, iniciativa que entrega cidadania ao trabalhador e corrige uma mazela histórica do Brasil, em que gerações de brasileiros não tiveram a oportunidade de estudar. Desenvolver essa ação nos dá muito orgulho, especialmente pelo entusiasmo e engajamento dos participantes. Educação é a maior contribuição que podemos oferecer aos nossos colaboradores, legado que alcança seus familiares, exemplo para uma nova geração ainda mais preparada e próspera.
A parceria do mercado imobiliário com o Seconci DF é um importante vetor de inclusão social para o trabalhador da construção, iniciativa que tem se consolidado ao longo dos anos com um olhar para o futuro. Nesse mês de maio em que celebramos o Dia do Trabalho, reafirmamos nosso compromisso e reconhecimento ao trabalhador da construção, nosso parceiro na geração de riquezas e realização de sonhos. Nosso maior patrimônio.
PEDRO ÁVILA, vice-presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi DF) | Artigo publicado no Jornal de Brasília em 9 de maio de 2024