Objetivo é orientar as empresas da construção quanto ao cumprimento das exigências legais e servir como instrumento de prevenção e apoio na gestão da segurança do trabalho
O Seconci-DF iniciou um novo projeto de auditoria que busca orientar o setor da construção quanto às exigências e cumprimento das normas de segurança e cuidados que possam contribuir durante fiscalizações dos órgãos governamentais.
O trabalho do Seconci-DF foi desenvolvido e embasado na Notificação Especial Setorial elaborada pela Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb-DF) e não substitui a fiscalização dos órgãos competentes. “Os profissionais do Seconci vão aos canteiros para uma inspeção e verificação da implementação das normas regulamentadoras. Além disso, durante as visitas serão analisados se os itens presentes na Notificação Especial Setorial estão sendo cumpridos pelas empresas”, explica a gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira.
Esse projeto teve uma visita piloto num canteiro e foi bem recebido pelos profissionais de segurança. “Esse trabalho do Seconci é um apoio e amparo a mais para nós que somos da área de segurança. Digo isso porque muitos técnicos não tem o conhecimento do que é aplicado durante uma visita de inspeção/notificação. Então, ter esse apoio é importante porque pode ser um aliado até para cobrarmos dos empresários da importância do trabalho de SST”, conta José Dias de Macedo Junior, técnico de segurança da Barcelos Construtora.
No dia 29 de junho, a SRTb-DF esteve na sede do Sinduscon-DF para falar sobre a Ação Especial Setorial feita na indústria da construção e conversou com empresários sobre o trabalho de prevenção feito pelo órgão em prol da segurança e saúde nos ambientes de trabalho. “O Estado não consegue fiscalizar tudo, é impossível estar em todas as obras ao mesmo tempo. Quando nós temos uma auditoria, você recebe uma foto daquele momento e daqui a quinze ou vinte dias, quem garante que aquela foto vai permanecer como estava quando a fiscalização chegou? As obras mudam o tempo inteiro e por isso precisamos nos unir com vocês para que possamos construir um caminho para o cumprimento sustentável das normas”, explicou o auditor-fiscal do trabalho Rômulo Machado.
Mais informações, basta entrar em contato com a Gerência de Segurança do Trabalho do Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 247 ou seconci@seconci-df.org.br
Quer saber mais sobre a Ação Especial Setorial, clique aqui e sobre o evento do Sinduscon-DF, clique aqui.
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF | Com informações do Sinduscon-DF