Em alusão ao Dia Nacional de Combate à doença, especialista comenta sobre cuidados para evitar problemas na saúde dos olhos
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
Na próxima segunda-feira, 26 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão do globo ocular que pode levar a cegueira se não tratada de forma correta. Com isso, a data reforça a importância da consulta e do acompanhamento com médicos especialistas para o correto diagnóstico e devido tratamento.
A oftalmologista do Seconci-DF, Goretti Gonçalves Melo, explica quais os cuidados devem ser tomados e as consequências para quem não faz os exames preventivos ou procura ajuda especializada quando necessário. “O olho é uma câmara fechada que, as vezes, por alguns motivos pode levar a aumento da pressão como dor de cabeça, dor nos olhos. Os motivos que podem levar um paciente a ter glaucoma são hereditários, traumas na região do olhos e, mulheres, quando entram na menopausa, em função da baixa produção de hormônio podem desenvolver a doença”, explica a oftalmologista.
Goretti ressalta que a pressão deve ser tratada o mais rápido possível em função das consequências que podem afetar a saúde do paciente. “A medida que não é tratada pode ocasionar danos sérios ao paciente; se muito alta, pode deixar uma pessoa cega. Hoje, o Seconci-DF disponibiliza esse atendimento aos trabalhadores da construção e os interessados podem agendar consultas conosco sempre às terças e quintas-feiras para realização de consultas e exames no olho”, finaliza ela.
O atendimento médico assistencial oftalmológico oferecido pelo Seconci-DF é gratuito e todos os trabalhadores das empresas parceiras podem agendar uma consulta para avaliação da saúde ocular. Para isso, basta procurar o RH da empresa onde trabalham e pedir para o responsável o agendamento da consulta no Seconci. Veja, no vídeo abaixo, o que disse a médica do Seconci-DF.