Campanha do Seconci-DF realizada durante o Julho Amarelo alcança mais de 550 trabalhadores
Comunicação Seconci-DF
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as do tipo A, B e C. De acordo com o Ministério da Saúde, o impacto da hepatite acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada as hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.
Em alusão ao mês de prevenção à doença e ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, o Seconci-DF esteve em sete canteiros de obras durante julho levando informação e conscientização sobre a doença. “Nós aproveitamos a campanha do Julho Amarelo para levar informação para os trabalhadores. Essa é uma doença silenciosa que demora para se manifestar. Nosso papel foi mostrar os tipos, prevenção e cuidados para que eles possam evitar o contágio”, explica a técnica de enfermagem do Seconci-DF, Elen Cristina.
A conscientização por meio das palestras tem retorno positivo e, durante o mês de julho, 7 canteiros de obras foram visitados alcançando 555 trabalhadores. Para o pintor Francisco Amorim, a palestra foi muito boa e serviu como aprendizado. “Eu gostei da palestra e já tive pessoas próximas com a doença. Como foi falado pela técnica, essa pessoa que teve a doença ficou toda amarelada, um dos sintomas da hepatite. Então, é importante a gente conhecer e se prevenir”, disse Francisco.
A técnica de segurança do trabalho Patrícia Freitas corrobora a fala do Francisco sobre a prevenção dentro dos canteiros de obras. “A palestra é importante devido trazer conhecimento aos colaboradores que, por conta da falta de conhecimento, acabam não procurando tratamento e ajuda em relação às hepatites”, comentou Patrícia.
As palestras oferecidas pelo Seconci-DF não tem custo às empresas e os temas são variados. Todas as áreas de atuação da entidade possuem equipes que percorrem obras por todo o Distrito Federal falando sobre segurança, saúde mental e física, doença ocupacionais, saúde bucal, entre outros assuntos.
Para saber mais sobre a atuação do Seconci-DF, acesse www.seconci-df.org.br.