Durante o mês de setembro, profissionais da instituição estão conversando com os trabalhadores sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio
Comunicação Seconci-DF
10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Setembro é o mês em que várias ações acontecem ao redor do mundo em valorização da vida e para ajudar quem está com algum problema de saúde mental ou tenha ideação suicida. Nesse sentido, o Seconci-DF, por meio do serviço psicossocial, está percorrendo canteiros de obras para falar sobre o assunto.
A psicóloga da instituição, Flávia Ferraiolo, é uma das palestrantes do setembro amarelo e reforça como é importante que a saúde mental seja debatida e tratada. “Nós precisamos cuidar da nossa saúde mental. Não devemos ter preconceito. Tomamos remédio para várias doenças e porque não podemos tomar remédio para depressão e ansiedade. Precisamos parar com essa ideia de que depressão é frescura”, conta Flávia.
Cuidar da saúde mental e física são fatores fundamentais para o equilíbrio do corpo e mente, de acordo com a psicóloga. Ela ressalta que esse cuidado é cada vez mais necessário e, nos primeiros sinais, é preciso pedir ajuda. “Essa campanha do setembro amarelo é muito importante. Todos que participam das palestras nos canteiros, nos ouvem, porque querem ter a informação; querem saber como ajudar e a quem pedir ajuda, mais ainda em como ser a rede de apoio de quem precisa”, finaliza Flávia.
A receptividade da equipe do Seconci-DF para falar sobre o tema nas obras foi muito grande. Em pouco mais de dois dias, toda a agenda de palestras foi preenchida. Para o técnico de segurança do trabalho da Real Engenharia, Ezequial Silva, o tema é muito atual e necessário. “Esse tema deve ser falado e eu mesmo já fui atendido pelos profissionais do Seconci. Já tivemos vários funcionários que foram beneficiados e esse tema é importante porque todos precisam desse acompanhamento e cuidado, tanto que todos ficam atentos e procuram as profissionais para o atendimento individualizado”, disse Ezequiel.
Dentro da campanha setembro amarelo, o Seconci-DF visitará 22 canteiros de obras até o final de setembro. Com isso, serão cerca de 2.500 trabalhadores sensibilizados. Além das palestras, a instituição oferece atendimento especializado com assistente social e psicóloga. Para ter acesso ao serviço, basta que o trabalhador seja colaborador de uma das empresas parceiras do Seconci-DF.
Para mais informações, entre em contato com o serviço psicossocial do Seconci-DF: (61) 3399-1888 ramal 211 ou e-mail social@seconci-df.org.br.