Reforço na atenção à saúde bucal

Publicado por

| 12/09/2023

Seconci-DF leva informação aos trabalhadores da construção por meio de palestras nos canteiros de obras

Cuidar da saúde bucal e ter a consciência de que é preciso manter uma rotina em prol da qualidade do sorriso e longe das doenças que podem surgir na boca. Esses são os cuidados que fazem parte das palestras de conscientização promovidas pelo Seconci-DF aos trabalhadores da construção do Distrito Federal.

Para isso, o cirurgião dentista da instituição Luiz Gustavo da Rocha Gonçalves, está percorrendo canteiros de obras nas principais regiões da capital para ministrar palestra com o tema ‘Saúde Bucal na Construção’. “A única forma de vermos resultados na odontologia não é só o tratamento interceptivo, mas na educação. É preciso ter um olhar holístico e não só o dente a ser tratado. Vejo a palestra como um divisor de águas porque levamos informações para aqueles que assistem e promovemos uma conscientização coletiva”, explica Luiz Gustavo.

Esse trabalho é feito há bastante tempo e tem por objetivo mostrar que, por meio de atitudes simples como uso do fio dental, escovação diária, pelo menos três vezes ao dia, além de uma alimentação saudável, é possível evitar o surgimento de doenças como cárie, mau-hálito, gengivite, periodontite, entre outras doenças.

O resultado é sentido pelo feedback dos profissionais que solicitam e participam das palestras. “Eu tinha algumas dúvidas e o tema foi muito bem apresentado e nós só temos a agradecer, em especial ao doutor Luiz Gustavo e à doutora Mára pelo carinho e pelos esclarecimentos feitos a todos da obra”, Ivenilde Lopes Ribeiro, técnica de segurança do trabalho da Brasal Incorporações.

De janeiro a agosto, mais de 300 trabalhadores do setor da construção foram alcançados pelas palestras promovidas pelo Seconci. Para os próximos dias estão programadas mais sete palestras nos canteiros de obras do Distrito Federal.

Sem custo às empresas, este serviço pode ser solicitado pelo e-mail mara.campos@seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 213.