Seconci-DF cria facilitação para a empregabilidade

Publicado por

| 20/09/2024

Ferramenta disponibiliza informações de trabalhadores para funções em canteiros de obras

Comunicação Seconci-DF

Lançado em agosto, o Banco de Profissionais da Construção (BPC) é uma ferramenta criada pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF), com objetivo de disponibilizar às empresas do setor informações de profissionais para preenchimento de vagas em diversas funções como pedreiro, mestre de obras, almoxarife, eletricista, entre outros.

As empresas que estão utilizando a ferramenta elogiam a iniciativa e falam da possibilidade de encontrar mão de obra de forma rápida, sem custo e com praticidade. A responsável pelo departamento pessoal da empresa parceira Engeste, Iraildes da Rocha, avaliou como muito positivo o BPC. “Traz praticidade para as empresas, facilitando o trabalho do RH, com mais agilidade para chegar até um profissional para o preenchimento de vagas que, muitas vezes, estão ociosas. Com essa ferramenta as empresas ganham tempo e os profissionais têm mais chances de serem realocados no mercado de forma mais rápida”, disse Iraildes.

Da mesma forma, a auxiliar administrativa da empresa parceira Brozon Engenharia, Loiane da Silva disse que o BPC abre um leque de oportunidades para novas contratações. “É uma ferramenta muito positiva tanto para o profissional que está cadastrado no banco, quanto para as empresas que precisam desse profissional. Nós, como empresas, podemos checar de perto o perfil do funcionário ideal que estamos procurando e assim inseri-lo na equipe”, disse Loiane.

Os trabalhadores que estão deixando seus dados na plataforma também elogiam a iniciativa. É o caso do carpinteiro Francisco Ambrósio. Ele acabou de ser desligado de uma empresa e fez questão de ficar disponível no BPC para futuras vagas de emprego na construção. “É muito bom saber que podemos contar com seu apoio. Como a empresa em que eu estava finalizou a obra, eu fui desligado. Quem sabe, com essa possibilidade desse cadastro, eu consiga uma nova oportunidade”, disse Francisco.

Até o momento, já são 339 profissionais à espera de uma oportunidade nas empresas parceiras do Seconci-DF. A assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos, reforça a importância do projeto e de possibilitar uma reinserção dos trabalhadores ao mercado. “É nítido o resultado que este projeto vem tendo na vida dos trabalhadores e como as empresas estão aproveitando a oportunidade de ter pessoas qualificadas com experiência em seus empreendimentos”, disse Roseane.

O BPC está disponível para todas as empresas parceiras do Seconci-DF. Qualquer parceiro que deseja ter acesso à ferramenta, e não tenha recebido a senha, pode entrar em contato com a instituição e solicitar o acesso. Já os trabalhadores que quiserem deixar seus dados na ferramenta podem vir ao Seconci-DF e procurar os profissionais do Serviço Psicossocial da instituição. Lembrando que o cadastro de trabalhadores é somente para funções desempenhadas nos canteiros de obras e escritórios de empresas de engenharia e construção.

Para mais informações, ligue (61) 3399-1888 ou pelo e-mail social@seconci-df.org.br