Seconci-DF participa do 1º Simpósio Trabalho Seguro do HFA

Publicado por

| 02/08/2024

Engenheiro da instituição ministrou palestra sobre Segurança e Saúde no Trabalho em ambientes hospitalares

Comunicação Seconci-DF

Na quarta-feira, 31 de julho, o engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-DF, Rodrigo Bôscoli, esteve no Hospital das Forças Armadas (HFA) para participação no 1º Simpósio Trabalho Seguro “BOAS PRÁTICAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE COM FOCO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR”. Rodrigo ministrou palestra com o tema obras em hospitais e ambientes hospitalares.

Em sua fala, o engenheiro comentou sobre a especificidade de uma obra dentro de um ambiente de hospital. “Em se tratando de ambiente hospitalar é fundamental que tenha uma estratégia para minimizar os riscos, efeitos e problemas que possam causar para a obra em si para os pacientes e trabalhadores que estão dentro do local”, explicou Rodrigo.

O Simpósio foi coordenado pelo tenente Phelype Borges Amorim, engenheiro de segurança do trabalho e chefe da seção de engenharia de segurança do trabalho do HFA. Ele contou que a ideia se fez necessária diante do crescimento dos ambientes de saúde no DF. “É uma expansão dos atendimento e, automaticamente, você aumenta o número de trabalhos. Há também esse conflito ‘obra/atendimento’. O hospital não para de atender quando é preciso que tenha uma obra”, disse ele.

Em relação à presença do Seconci, ele reforçou que “a entidade tem essa expertise em canteiros de obras, sempre trabalhando com eficiência e buscando atender todas as exigências que pede a legislação. Dado as características de uma obra, os riscos existentes e a grandiosidade que é um local como o HFA, era importante ter alguém que já atua diariamente nesse cuidado e na realização das obrigatoriedades de Segurança e Saúde nos ambientes de Trabalho (SST)”, finalizou.

Além do Seconci-DF, o Simpósio contou com representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10); Conselho Nacional de Saúde (CNSaúde), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Advocacia Geral da União (AGU), Instituto de Cardiologia e Transplante do DF, Além dos profissionais do HFA.