Organizado pelo Comitê Permanente Regional no DF, ação aconteceu num canteiro de obra no Guará
O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR/DF) promoveu um evento nesta quinta-feira, 27 de julho, num canteiro de obra da BRASAL no Guará/DF para comemorar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O Seconci-DF, que integra o CPR, esteve presente representado pelo diretor José Antônio Bueno Magalhães Júnior e pela gerente de segurança do trabalho da entidade, Juliana Moreira de Oliveira.
Durante a abertura do evento, o coordenador do CPR-DF, Raimundo Salvador, falou da importância de ações que buscam conscientizar e melhorar as condições de trabalho, de prevenção e da segurança. “Nos debatemos a melhoria continua das condições de saúde e segurança no trabalho e contamos com diversos entes que participam e contribuem por meio do CPR. Esse é o caso da BRASAL que cedeu esse espaço para falarmos sobre assuntos tão importantes como a preservação da vida dentro dos canteiros de obras”, disse Salvador.
O evento contou com a realização de atividades de capoterapia e palestras com a presença do auditor fiscal do trabalho no DF, Romulo Silva, falando sobre riscos de queda em altura e da psicóloga Dra. Samira Rahhal falando sobre saúde mental. O Seconci-DF esteve no evento representado pela gerente de segurança do trabalho Juliana Moreira de Oliveira e pelo diretor José Antônio Bueno Magalhães.
Para Magalhães, é extremamente importante a consciência das empresas para que haja um ambiente adequado para os trabalhadores e a união de governo, empresas e sindicatos dos trabalhadores possibilita essa melhoria. “Precisamos continuar trabalhando juntos e contamos com o apoio de todos, inclusive dos trabalhadores para que cobrem, procurem melhorias e se tornem vigilantes para que possamos ter um ambiente de obra seguro e saudável”, disse Magalhães.
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO: a data de 27 de julho foi escolhida por se tratar da data de publicação das portarias de nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores. As portarias foram publicadas no ano de 1972 e, desde então, se tornou um marco na promoção da segurança e saúde no ambiente laboral.
O evento do CPR-DF contou com a participação de representantes do Comitê, representantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin10), incluindo os juízes coordenadores: João Otávio Fidanza Frota e Katarina Roberta Mousinho de Matos Brandão; representantes da empresa BRASAL INCOPORAÇÕES e da SENAP Construtora; além do diretor de inovação e desenvolvimento Tecnológico do Sistema FIBRA, Graciomário de Queiroz.