Evento realizado pelo Instituto Trabalho e Vida e Tribunal Regional do Trabalho 10ª Regiao contou com várias palestras sobre o segurança e saúde no trabalho
Comunicação Seconci-DF
O Seconci-DF esteve presente no Seminário Técnico: Desafios na Gestão de SST, promovido pelo Instituto Trabalho e Vida, nesta quinta-feira, 25 de julho. Além de ser parceiro na realização, a palestra ‘o PGR nas obras de construção’, foi ministrada pela gerente de segurança do trabalho da instituição, Juliana Moreira de Oliveira. O Seminário foi realizado com apoio do Sinduscon-DF e da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC).
Durante a abertura do evento, a diretora do Seconci-DF, Mirelle Corrêa, comentou sobre a importância da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e reforçou o papel do Seconci na promoção de um setor mais seguro e saudável. “Nós temos todo o preparo para cuidar do nosso trabalhador e a preocupação das empresas institucionalizadas existe; essas empresas contam com o Seconci-DF na promoção da segurança e saúde do trabalhador. No entanto, é preciso separar o joio do trigo: as empresas que estão constituídas formalmente das que atuam de forma irregular. O perigo existe e, quanto mais segurança e preparo, preparo este que o Seconci disponibiliza às empresas, mais qualidade de vida daremos aos nossos profissionais.
Para a gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, o evento foi uma oportunidade para mostrar a atuação da entidade como parceiro do setor da construção. “É sempre bom estar nesses eventos que conscientizam e falam sobre segurança e saúde porque esse é nosso objetivo. Além disso, é uma oportunidade para trocarmos conhecimento e, mais do que isso, mostrarmos que nossa instituição vai além do SST, promovendo outros atendimentos e serviços aos nossos trabalhadores”, conta Juliana.
O evento aconteceu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT10) e teve palestras sobre Gestão das NRs na indústria da construção; Acidentes ambientais trabalhistas ampliados e as ações do MPT na área de SST; Uso adequado de telas e redes em obras de construção; e o PGR para obras de construção. “O melhor caminho para que acidentes e adoecimentos no trabalho não aconteçam é a prevenção, seja por meio de mecanismos coletivos e individuais. Daí a importância de se realizar eventos que contem com a maior diversidade possível de profissionais que se dedicam ao tema, não apenas no campo jurídico em si, mas também daqueles que atuam na área da saúde, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, entre outros”, disse o gestor regional do Grupo Interinstitucional do Trabalho Seguro da Décima Região (Getrin-10), juiz João Otávio Fidanza Frota.
Com informações do TRT10