Além de prestigiar o evento, a instituição esteve presente em um dos painéis falando sobre atendimento psicossocial na construção
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR/DF) realizou nesta quinta-feira, 23 de novembro, o I Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal e Entorno. O evento aconteceu no auditório do Sinduscon-DF e contou com quatro painéis relativos à atuação do CPR e às áreas de segurança e saúde ocupacionais.
Os palestrantes falaram sobre Princípios Fundamentais do Trabalho, Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), Riscos de Queda em Altura e, com a participação do Seconci-DF, Gestão de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho. “É muito importante divulgarmos o trabalho psicossocial do Seconci. Estarmos num evento como esse nos ajuda a divulgar e expandir nossa atuação e o nosso trabalho de sensibilização com os trabalhadores da construção do DF”, disse Roseane dos Santos, assistente social do Seconci-DF.
O CPR-DF está sob coordenação do Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe). Para o presidente, Raimundo Salvador, a ideia é que, a partir de agora, se torne um encontro regular. “Estamos idealizando esse Encontro há alguns anos e, em 2023, conseguimos tirá-lo do papel. Estamos muito empolgados e conseguimos reunir uma pauta excelente em prol da segurança e da saúde no setor. Nossa expectativa é de uma virada de chave para implementação de uma cultura de segurança e de um ambiente saudável”, contou Salvador.
Os painéis do evento foram apresentados por vários especialistas, entre eles, auditores-fiscais do trabalho do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro: Rômulo Machado (DF), Luiz Carlos Lambreras Rocha (RJ), Luciana Veloso (SP), além do auditor-fiscal aposentado e consultor de segurança do Seconci-SP, Gianfranco Pampalon. Falaram também Celso Berilo (Abraest), Roseane dos Santos (Seconci-DF) e, por fim, os presentes participaram de uma atividade lúdica com o mestre Gilvan (capoterapia).
Durante o evento, cerca de 130 pessoas passaram pelo auditório do Sinduscon-DF. “Aprendemos sobre gestão de segurança do trabalho, revimos conceitos e tivemos a oportunidade de obter mais conhecimento sobre nossa área de atuação. Esse evento foi de grande aprendizado para todos que participaram”, falou Gerson de Alcântara, engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-DF.