Seconci-DF retoma projeto de alfabetização nas obras

Publicado por

| 02/12/2024

Primeira turma teve início em novembro em canteiro de obra localizado no Setor Noroeste

Comunicação Seconci-DF

O projeto de alfabetização dos trabalhadores da construção civil do Distrito Federal está de volta. Com sala de aula montada no canteiro de obras da parceira Faenge, as aulas seguem a todo vapor. A alfabetização dos trabalhadores faz parte dos esforços do Seconci-DF em promover a inclusão, a responsabilidade social e a qualidade de vida no setor da construção.

Para o presidente do grupo Faenge, Leonardo Ávila, o projeto alfabetização no canteiro de obras, em parceria com o Seconci, é um dos maiores e melhores programas sociais que já tivemos na Faenge. “Saber que contribuímos para dignificar e melhorar a qualidade de vida de nossos trabalhadores é motivo de grande orgulho. Recentemente retornamos com o projeto e estamos alfabetizando 16 colaboradores, e em breve eles estarão demonstrando às suas famílias e vivenciando no dia a dia essa grande conquista”, comenta Leonardo.

A didática do projeto de alfabetização do Seconci-DF é embasada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e busca promover o ensino com a inserção dos trabalhadores à educação por meio do dia-a-dia e da vivência dentro do seu ambiente de trabalho. Desde o início, a alfabetização do Seconci-DF já realizou 13.256 atendimentos aos trabalhadores das empresas participantes.

De acordo com o coordenador pedagógico do Seconci-DF, Geraldo Gomes, o projeto esteve ativo até 2020 e, desde então, a instituição vinha buscando mecanismos para retomar o projeto. “A alfabetização sempre desperta interesse da nossa diretoria e das empresas porque promove a inclusão e o acesso ao ensino, possibilitando a melhoria da educação dos trabalhadores. Nesse sentido, nossa ideia é que, a partir de agora, mais empresas possam participar e, consequentemente, ampliar a o acesso aos trabalhadores”, explicou Geraldo.

Para os trabalhadores, essa é uma oportunidade de retomar sonhos antigos e buscar novos horizontes na vida profissional e pessoal. O pedreiro Gerson Batista está aproveitando a oportunidade para aprender e mudar sua vida. “Eu parei de estudar em 1994, na quarta série, por falta de condições. Agora estou aproveitando essa oportunidade para voltar a aprender. A falta de estudo impede tudo porque ele facilita você se impor mesmo junto aos outros”, disse Gerson.

Colega de sala do pedreiro Gerson, o também pedreiro Luiz Gonzaga Carvalho está animado com a sala de aula e com a possibilidade de retomar um sonho antigo. “Esse é um incentivo para gente que não sabe ler, escrever corretamente. Não tive chance de estudar, comecei a trabalhar cedo e parei no segunda série. Hoje sei ler um pouco, mas não escrever corretamente. Estar aqui é retomar meu sonho de tirar minha habilitação”, almeja Luiz.

Entre em contato com o Seconci-DF e conheça o projeto de alfabetização da entidade. Ligue (61) 3399-1888 ramal 241