Seconci reforça os cuidados contra Dengue nas obras

Publicado por

| 20/10/2022

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

O DF registrou, de janeiro a setembro deste ano, 66.834 casos prováveis de dengue. Esse número é 398% maior do que o mesmo período de 2021 e constam no último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF. A SES decretou com o aumento dos casos que a doença deixou de ser sazonal e passou a ser um problema de saúde recorrente com cuidados devem ser tomados o ano inteiro.

Na construção civil, o Seconci-DF tem feito um trabalho de prevenção dentro dos canteiros de obras. A intenção é alertar sobre os riscos aos trabalhadores e torná-los combatentes contra o mosquito causador da doença. Nesse sentido, a equipe de profissionais da entidade tem percorrido, desde maio deste ano, vários canteiros para realização de vistorias e entrega de materiais informativos. “Nosso trabalho é mostrar que atitudes simples podem ser aliadas no combate ao mosquito e que esse cuidado tem que ser feito diariamente”, explica do engenheiro de segurança do Seconci-DF, Gerson de Alcântara.

Quem já teve a doença sabe bem como é importante evitar que o mosquito se prolifere e faça novas vítimas. Esse é o caso da técnica de segurança do trabalho, Verusca Ribeiro. “Eu tive a dengue hemorrágica e cheguei a ser desacreditada pelos médicos. Graças a Deus, me recuperei e sei da importância do trabalho de prevenção”, disse Verusca.

Em seis meses de campanha, o Seconci visitou 28 canteiros em diferentes cidades do DF alcançando um público de cerca de três mil trabalhadores. “A presença dos profissionais do Seconci nas obras é importante porque um olhar de fora pode mostrar situações que passam desapercebidas por quem está dentro dos canteiros diariamente”, explica o técnico de segurança do trabalho Natan Israel.

Os cartazes orientativos da campanha de combate à dengue foram feitos em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) e com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe). Esse material é gratuito e pode ser retirado na sede dos Sindicatos e do Seconci nos endereços abaixo:

 

  • SECONCI: SPLM Conjunto 3, lotes 11, 13 e 15 – Núcleo Bandeirante – (61) 3399-1888
  • SINDUSCON: SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 – 2º andar – (61) (61) 3234-8310
  • STICOMBE: 706/707 Norte Número 12 – Asa Norte – (61) 3347-8833

 

Para ver o modelo de cartaz, CARTAZ DENGUE!