Projeto composto por uma equipe multidisciplinar leva saúde, atendimento psicossocial e palestras de sensibilização para os canteiros
No mês de promoção da valorização da vida e da saúde mental, SETEMBRO AMARELO, os trabalhadores da construção civil do Distrito Federal terão atenção especial com a realização de atendimentos e palestras promovidas pelo Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF).
Estão programadas para o mês, oito palestras e cinco visitas para atendimento com aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol, peso e altura, além de atendimento psicossocial feito por uma assistente social e uma psicóloga.
O projeto intitulado SECONCI PRESENTE – Atendimento Médico e Psicossocial foi criado para promover a saúde física e mental e tem percorrido obras em todo o Distrito Federal visando a melhoria e esclarecimento de dúvidas relacionadas ao atendimento privado e acesso às políticas públicas de saúde, previdência e demais assuntos de interesse dos trabalhadores.
Desde o início do projeto, em maio de 2023, já foram realizados 1.078 atendimentos psicossociais, 32 palestras de sensibilização, tendo um alcance de 4.197 trabalhadores.
PRÓXIMAS PALESTRAS | SAÚDE MENTAL E ASSÉDIO |
- 12 de setembro: Palestra setembro amarelo – GCE/Complexo PCDF
- 18 de setembro: Palestra setembro amarelo – Original Bloco/Setor de Inflamáveis
- 19 de setembro: Palestra setembro amarelo – ECAP Engenharia/Noroeste
- 25 de setembro: Palestra assédio – Grupo Base/Jardim Botânico
- 26 de setembro: Palestra setembro amarelo – Grupo Base/Jardim Botânico
AGENDA DOS PRÓXIMOS ATENDIMENTOS DO SECONCI PRESENTE – ATENDIMENTO MÉDICO E PSICOSSOCIAL
- 13 de setembro: GCE Mangueiral
- 14 de setembro: GCE Mangueiral
- 20 e 21 de setembro: Tecnicall/HFA
“O trabalho do Seconci é essencial porque nós estamos nas obras levando uma oportunidade de estar no ambiente de trabalho levando atendimento psicossocial, que era feito pelo serviço social, e agora conta com a psicóloga presente”, Flávia Ferraiolo, psicóloga do Seconci-DF
“A palestra é de extrema importância porque, mesmo sem experiência, conseguimos ver que têm trabalhadores que precisam desse acompanhamento. Acho que falar sobre o tema melhora o convívio no ambiente de trabalho e também com suas famílias”, Silvania Ramos de Oliveira, técnica de segurança do trabalho da MPE Engenharia
“A minha mãe perdeu meu pai e minha irmã durante a COVID e ela não se recuperou. Ela tentou cometer suicídio. Quando o Seconci esteve na obra falando sobre saúde mental, eu expliquei a situação para eles e eles foram muito acolhedores com minha mãe e comigo. Isso fez e está fazendo toda a diferença”, Wallace Emanuel, ajudante de elétrica da construtora Emplavi.
MAIS INFORMAÇÕES
SIDNEY ROCHA
Assessor de Comunicação Social do Seconci-DF
(61) 98166-6969 | 6199299-7223 | 3399-1888 ramal 203