Trabalhadores contam suas experiências com o câncer de próstata

Publicado por

| 18/11/2024

Durante as palestras realizadas ao longo de novembro, várias histórias reforçam a importância da ação e do cuidado com a saúde do homem

Comunicação Seconci-DF

A campanha Novembro Azul – Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata, realizada pelo Seconci-DF, está percorrendo canteiros de obras em todo o Distrito Federal, levando informação e prevenção aos trabalhadores das empresas parceiras da entidade. Nesse sentido, quem participa corrobora as informações com depoimentos e experiências que viveram ou que estão vivendo relacionadas ao tema.

Esses depoimentos reforçam a importância de campanhas preventivas dentro das obras e também da presença do Seconci como incentivador e como promotor da saúde do homem. O gerente médico do Seconci-DF, Maurício Nieto, conta que o engajamento dos trabalhadores é fundamental para que a prevenção aconteça, e isso é feito por meio das palestras e orientações. “Campanhas efetivas com conscientização sobre o tema e a satisfação com o atendimento prestado pelo Seconci gerou uma procura crescente para o atendimento urológico. Nossa expectativa é realizar 700 consultas em urologia até o final de 2024”, comenta Maurício.

Os trabalhadores que utilizam o serviço médico da instituição reforçam o chamamento para que outros trabalhadores façam a prevenção contra a doença. O eletricista Vicente Francisco, da obra Península, perdeu o pai para o câncer de próstata e tem consciência de que prevenir é melhor do que remediar. “Perdi meu pai pro câncer de próstata porque ele trabalhava na roça e tinha preconceito em procurar o médico e quando ele foi, já era tarde demais. A minha história é diferente: eu procuro o pessoal do Seconci, faço o acompanhamento e estou muito bem”, contou Francisco.

O Seconci oferece atendimento médico com urologista, além dos exames de PSA e ultrassonografia para análise da próstata dos pacientes. Esse serviço está disponível para todos os trabalhadores, a partir de 45 anos, das empresas parceiras da instituição. “Eu tive uma orientação sobre o atendimento no Seconci e fui muito bem atendido pela equipe. Fiz a requisição dos exames, os quais fiz no próprio Seconci e, depois do processo, ao retornar ao médico, eu estava normal. Agora, sigo fazendo os exames preventivos”, explicou Marcelo Correia, técnico em edificações da empresa parceira Base Investimentos.

Confira o vídeo dos depoimentos dos trabalhadores no final da página

Por fim, mais do que prevenir por meio de palestras e orientações, os profissionais que estão participando da campanha Novembro Azul tem recebido relatos de pessoas que justificam o cuidado e a campanha nas obras. “É muito sério (o câncer). Não seja preconceituoso e, se sentir sintoma, procure ajuda. Eu passei por uma situação delicada de ficar sem conseguir urinar e, mesmo assim, segui com minha vida, indo para o trabalho até que não consegui mais. Só senti alívio quando coloquei uma sonda para ter uma vida normal. Eu fiquei nove meses com a sonda, tendo que trocar de 21 em 21 dias e não é fácil”, disse o servente, Dionísio Pereira, da empresa parceira Eleven.

Para ter acesso ao atendimento médico gratuito do Seconci-DF, procure o RH ou a área de segurança do trabalho da empresa onde trabalha e solicite o agendamento de uma consulta. Esse agendamento é feito pelo site no link https://www.seconci-df.org.br/agendamento/.