Trabalhadores da construção fazem caminhada pela vida no DF

Publicado por

| 26/09/2023

Evento aconteceu na Quadra 500 do Sudoeste e contou com apoio do grupo Base e Real Engenharia

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Os trabalhadores dos canteiros da Superquadra 500 do Sudoeste participaram de uma caminhada pela vida na manhã desta terça-feira, 26 de setembro, em alusão ao setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio e da Valorização da vida. O evento foi organizado pelo Comitê Permanente Regional do DF (CPR-DF), do qual o Seconci-DF faz parte, e contou com mais de 400 trabalhadores.

A gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, esteve no evento e falou sobre a importância do cuidado e da atenção com a saúde mental nos canteiros. “Ninguém está livre desse problema e, muitas vezes, não conseguimos enxergar a dor dos nossos colegas, das pessoas que estão do nosso lado. O Seconci-DF, por meio da sua equipe de atendimento psicossocial, está à disposição dos trabalhadores. Todos que precisarem de ajuda, podem procurar nossa instituição”, explicou Juliana.

O Coordenador do CPR-DF e presidente do Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), Raimundo Salvador, ressaltou a importância do Setembro Amarelo e como podemos ser aliados na prevenção e na cura do nosso colega. “É importante mantermos nossa saúde mental bem resolvida. Para ajudarmos o próximo, precisamos primeiro nos ajudar. As questões emocionais e psicológicas são silenciosas e não percebemos, por isso é importante nos conectar conosco mesmos para que possamos ajudar o outro”, disse Salvador.

Trabalhadores fazem caminhada na superquadra 500, setor sudoeste. Foto: Sticombe

A caminhada contou com mais de 400 trabalhadores e percorreu um trajeto de cerca de 500 metros entre as obras da Superquadra 500. “Trabalho em obra é muito corrido e é importante parar para pensar e falar sobre porque é um tema que merece atenção. Esse tema deve ser levado para casa, discutido com esposa, família, filhos”, disse a técnica de segurança do grupo Base, Adriana Leite.

Atendimento psicossocial no Seconci-DF: os trabalhadores da construção contam com o apoio do Seconci na promoção da saúde mental por meio da equipe do serviço psicossocial formada por uma assistente social e uma psicóloga. Atualmente, a instituição realiza visitas aos canteiros para uma triagem psicossocial e também na realização de palestras para sensibilizar os trabalhadores. Esse atendimento não tem custo para o trabalhador e pode ser acionado pelo e-mail social@seconci-df.org.br.